PF prende empresário e mais 4 pelo assassinato de Zampieri
Publicado em 28/05/2025 por Rádio Amplitude FM
O empresário Anibal Manoel Laurindo foi preso na manhã desta quarta-feira (28) na 7ª Fase da Operação Sisamnes, que investiga o assassinato do advogado Roberto Zampieri, em dezembro de 2023 em Cuiabá. Também foram cumpridas ordens de prisão contra o coronel do exército Etevaldo Luiz Caçadini de Vargas, Antônio Gomes da Silva, Hedilerson Fialho Martins, que já estavam presos desde o ano passado. Outro que foi preso é Gilberto Louzada da Silva.
A operação foi deflagrada para investigar os possíveis mandantes e eventuais coautores do homicídio do advogado. Outros alvos da operação são Salezia Maria Pereira de Oliveira, Davidson Esteves Nunes, Peterson Venites Komel Junior e José Geraldo Pinto Filho. Contra os quatro não houve ordens de prisão, mas eles serão monitorados eletronicamente. Durante as investigações, a Polícia Federal descobriu a existência de uma organização criminosa responsável pela prática de crimes como espionagem e homicídios sob encomenda.
Por determinação do Supremo Tribunal Federal, estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, quatro mandados de monitoramento eletrônico, seis mandados de busca e apreensão nos estados de Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais, além das medidas cautelares de recolhimento domiciliar noturno, proibição de contato e saída do país, incluindo o recolhimento dos passaportes.
Aníbal é apontado como o mandante do crime; Luiz, como possível financiador e proprietário da arma usada no assassinato; Hedilerson, como o intermediador; e Antônio, como o atirador.